quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Fala dos Vereadores na sessão plenária do dia 10/02/2008

Luiz Henrique Ressureição de Souza- Lula - Disse que o seu primeiro pedido de providência foi do Bairro Bela Vista, que queria ser junto com os moradores do bairro onde teve mais de 600 votos. Que tem visto que a cidade precisa de muita coisa, que ela cresce de forma desordenada. Que desde que tem morado no Bela Vista, na Rua Pituba e adjacências percebe que precisam de muita coisa. Que sabe que muito foi pedido pela região e nada tem sido feito. Que o povo ali é sofrido, com alagamentos, com um drama que envolve muitas ruas. Que obras precisam ser em um monte de ruas. Agradeceu aos colegas vereadores e em especial a presidente pela visita feita a delegacia e outras instalações da Polícia Civil, conhecendo de perto os presos em condições sub humanas. Que a situação é série com celas para quatro pessoas e abrigando mais de uma dezena. Que isso precisa ser resolvido.

Gilberto Souza Santos - Gilberto do Sindicato - Saudou ao Frei Paulo.Lembrou mais uma vez o compromisso de ser útil e acatar todas as matérias que sejam úteis a Teixeira. Parabenizou aos colega Lula pelas palavras e pela iniciativa de levar os colegas a conhecer a Polícia Civil. Lembrou que vai manter sempre um cuidado muito forte com tudo que seja possível para o bem da cidade. Falou da biquinha do Colina Verde, da situação da área e da necessidade de acesso com segurança e conforto para o bairro, acesso que vai também para a Frisa e Embasa. Que aquela depressão de terra tem problemas nas chuvas e na seca. Que muita gente pode morrer com a situação daquela estrada. Pediu dos colegas apoio ao projeto para aquele acesso.
José Gonzaga da Silva – Gonzaga - Falou da situação de muitas famílias em Teixeira que são carentes e sofrem profundamente quando morre um ente querido. Que isso pode ser minorado com a aquisição de um carro fúnebre para este atendimento. Que espera o apoio de seus colegas para esta indicação. E falou também sobre a indicação do galpão para abrigo de veículos do Corpo de Bombeiros. Que abrigados podem ter maior durabilidade e mais tempo de serviços a comunidade. Lembrou que o custo da manutenção é altíssimo. Por isso o galpão se reveste de importância frente ao exposto.

Elionídio Ferreira Salomão - Teté das Frutas - Lembrou o inicio dos trabalhos e de sua participação. E que já mostrava serviço com a indicação pró ampliação do PSF no Tancredo Neves, já que o espaço físico do mesmo está aquém de seu propósito, não atendendo com qualidade aquela comunidade. Que reuniões como a dos hipertensos e diabéticos tem que ser feitas na igreja, já ali não os comporta. E lembrou a indicação para o patrolamento e limpeza das ruas do Tancredo Neves, que assim como outros bairros sofreu de forma acentuada com as chuvas e enxurrada. Que tem ruas no Tancredo que estão intransitáveis com uma situação caótica, feia. Que na Rua Amaro Gomes o asfalto ruiu e está causando sérios transtornos

Cloves Martins Quaresma Neto- Netinho - Saudou aos colegas de imprensa. Aos Secretários presentes. Disse que mais uma vez enfatizava a sua satisfação de compor o Poder Legislativo, esperando que isso seja um novo tempo para o Município. Lembrou a preocupação com a não observância da lei que trata do tempo de cidadãos nas filas dos bancos. Que este descaso não pode continuar. Que sabe que esta preocupação não é sua mas de muitos e que o Prefeito possa realizar esta fiscalização e observância da lei. Parabenizou aos teixeirenses pela noticia dada pelo Governador na estada em Teixeira de Freitas de que iria construir o Estádio Municipal ainda em 2009. E que esperava que o mais rápido possível isso se transformasse em realidade.

José Henrique Gonsalves da Cruz - Henrique da Ceplac - Falou da importância desta sessão e dos projetos de providências. Que o Prefeito possa atender ao Legislativo, pois esta é uma forma do Vereador contribuir para a cidade. Que muitas são as indicações que são importantes para a qualidade de vida do cidadão e segurança e integridade da pessoa humana. Falou da matéria sobre assédio moral, que como sabe levantou polêmica. Que são muitas são as leis que o legislativo aprova se tornam inóquas e esquecidas. Lembrou a lei de filas nos bancos que não é respeitada porque não há fiscalização. Parabenizou o Vereador Netinho por ter lembrado isto. Que espera que a Secretaria de Finanças tome as providências. Lembrou a Lei sobre religação que está aí para ser cumprida. Que o Poder Público Municipal precisa fazer a sua parte. Falou sobre os Out-Doors da Apresba falando contra as indústrias. Que no seu projeto ele lembrava algo que é um fato que nenhuma monocultura deve ser estimulada. Que a situação atual mostra isto claramente. Que esta situação já era antevista e foi uma realidade triste com a história da monocultura do Cacau. Falou da visita do Governador. Que muitos disseram que o governador nada trouxera para o estado e ele provou isto. Que muita coisa na área da saúde, viaturas, balcão da cidadania, ordem de serviço para o Samu e Bairro Liberdade II. Que espera e sabe que muita coisa mais vai ser feita. Que vai estar atento e dar apoio ao que seja para o desenvolvimento de Teixeira de Freitas.

Edinaldo Rezende dos Santos - Falou da visita do Governador no Sábado e da inauguração de diversas obras. E do anúncio da execução do asfaltamento do Liberdade II, para o qual muito lutou. Falou da verba de mais de seiscentos mil também para obras ali. Desejou a construção o mais rápido possível do estádio municipal pela importância para o Município de Teixeira de Freitas. Falou da Moção de Congratulação ao Dr. Dartur Baia em reconhecimento a sua postura como promotor e contribuição a implantação de vários conselhos tutelares na região. Falou de seu projeto que trata da implantação de história dos afro brasileiros em nosso contexto. E o projeto que trata da transformação em entidade de Utilidade Pública Associação Pequena Fraternidade Franciscana de Santa Isabel da Hungria.Falou da visita a convite do colega Lula para conhecer a estrutura da Polícia Civil e problemática nas ações daquele órgão. Parabenizou o Partido dos Trabalhadores que no dia estava fazendo aniversário, partido que era o seu com muito orgulho. Agradeceu aos que vieram prestigiar a sessão.

Genivaldo Bispo de Oliveira – Genivaldo - Parabenizou aos colegas pelas matérias colocadas sobre a mesa. E citou as de sua autoria reivindicando asfaltamento das ruas Luiz Antônio de Oliveira e Adelino Cândido Medeiros no Bairro São Lourenço e realização de obra de Infra Estrutura e Pavimentação Asfáltica na Avenida das Nações Bairro Monte Castelo. Lembrou o que falou Gilberto, que os vereadores eram representantes do Município como um todo. Que todos precisam conhecer o Município como um todo. Lembrou mais uma vez a sua indicação para obras de melhoramento no Bairro Monte Castelo. Esperando que o Prefeito as realize. Lembrou a visita a Polícia Civil e a interação com o Dr. Nelis Araújo. Que Lula foi muito inteligente pelo convite. Que lá viu muita coisa que pede a reflexão. Que apenas oito homens atendem a uma cidade do tamanho de Teixeira de Freitas. Que precisamos cobrar uma atenção maior com o Município. Lembrou que há a necessidade, segundo o delegado para questões como iluminação, que contribui para inibir o ladrão e dar mais segurança. Que a cidade precisa ser mais assistida. Parabenizou ao Governador pela informação de que teremos o nosso estádio. Lembrou velhos tempos, junto com desportistas como Ataléia que visitaram cidades muito pequenas e com bons estádios o que não é o nosso caso. Que isso agora seja revertido e o novo secretário possa restaurar a situação triste deixada pelo Sr. Érico Cavalcanti. Que o esporte possa brilhar e contribuir para muitos até mesmo para a diminuição da violência
Júlio César de Oliveira Cavalcante - Julinho Garotinho - Falou de duas indicações. Uma para que possa ser implantada a Previdência Municipal, uma garantia para o futuro do servidor. E a diminuição do ISS. Lamentou o que viu que foi um repúdio a visita do Governador Jaques Wagner a Teixeira. Este ato foi feito por uma pessoa que disse que o Governador não investe em nosso Município. Que isso contra o Governador em uma cidade que tem representantes locais é algo lamentável. Falou aos que estavam aquela noite o pessoal dos sem terra que estão alocadas sem nenhuma condição digna de sobrevivência. Gente que ele conhece. Lembrou o processo na gaveta do Dr. Roney ainda não teve uma decisão. Que todos sabem que a invasão foi ordenada por Timóteo de Brito, mas tem pessoas ali que precisam de seu teto. Que se fala que Timóteo vai influenciar uma decisão, mas quem é Timóteo? Ele é só um ex e mais nada. Que o juiz tem que dar a decisão sim. Para que seja uma decisão que possa beneficiar a um povo sofrido. Que isso precisa ser resolvido. Que lamentável que o juiz apareça junto em homenagem ao Sr. Timóteo longe daqui . Que o movimento e as pessoas que estão ali a beira da estrada precisam receber a visita dos vereadores para conhecer a sua realidade. Que eles anseiam pela participação, ajuda e apoio dos Vereadores. Que espera um projeto de construção de casa a nível federal que possa atender a estas pessoas.
Marta Helena Leal - Saudou a toda a mesa e imprensa e ao Frei Paulo e outros. Disse que assumia a tribuna para fazer um esclarecimento sobre um Pedido de Providências de sua autoria. Que tem um amor muito grande pelo Município e muito contato com a população carente. Que o índice de pobreza em Teixeira de Freitas é muito grande. Que existia uma casa chamada Casa da Sopa que atendia a muitos, matava a fome de muitos. Que pede ao Prefeito que ela retorne para alimentar a tanta gente. Destacou a sua mão de Apoio para os primeiros formandos de Direito da FASB, uma vitória importante para eles e para a história da justiça em Teixeira. Destacou também a Moção para os formandos da Polícia Militar, que se formou o ano passado, não foi possível a moção, pois já estava no final do ano e isso é registrado agora. Que isso é bom pois o aumento de policiais na rua aumenta consequentemente a segurança. Isso também é um marco importante para a cidade. E a moção de apoio ao Dr. Nelis Coordenador da Oitava Corpin, com a assinatura dos vereadores. Destacou a visita a Polícia Civil a pedido do colega Lula a oportunidade de ver de perto como aqueles profissionais trabalham. Como o colega Lula, Edinaldo falaram eles viram as condições e como mesmo com dificuldades não só na questão da estrutura, da questão física, como na questão profissional, das condições de trabalho há uma deficiência muito grande. No necrotério por exemplo haviam onze corpos.E há uma só maca . Em muitos procedimentos os corpos por falta de estrutura correm o risco de ficar no chão. Que todas as vezes que procurou o setor, verificou que eles tem contribuído com sua eficiência para a segurança de nossa cidade. Que os vereadores com certeza vão fazer tudo que seja possível e que lhes seja permitido para se suplantar essas dificuldades. Que a moção é uma forma dos vereadores passarem para a sociedade que estão solidários, estão juntos em parceria para trabalhar. E que estão comprometidos nesta luta. Sobre o pedido para a ampliação do presídio, ela lembra que vê o presídio como uma das piores heranças que Teixeira tem do passado. E lembrou uma declaração na visita ao Dr. Nelis de que Teixeira está abrigando os piores bandidos. Que a construção desse presídio vai trazer mais bandidos para a cidade e não é disto que Teixeira precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário